sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci

Leonardo di ser Piero da Vinci nasceu em Anchiano em 1452, mas apesar de ser há mais de 500 anos, o homem tinha uma mente muito vançada para a época! Na adolescência ele foi influenciado por duas grandes mentes: Lorenzo de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio.

Mona Lisa

Entre suass obras mais conhecidas estão o afresco A Última Ceia, pintado diretamente no refeitório da Igreja Santa Maria delle Grazie, em Milão, e o Retrato de uma modelo desconhecida, a La Gioconda (mais conhecida como a Mona Lisa), que ele demorou provavelmente três anos para terminar

Estudo sobre fetos por da Vinci!


No ano de 1466, com catorze anos, mudou-se para Florença,onde começou seu aprendizado no ateliê de Verrocchio. O artista, de grande prestígio da época, ensinou-lhe toda a base que mais tarde o levaria a se tornar um grande pintor. Leonardo também aprendeu escultura, arquitetura, óptica, perspectiva, música e até botânica.

Leonardo da Vinci em 1482, trabalhou para Ludovico Sforza, Duque de Milão e manteve o próprio seminário com aprendizes.

Em 1515 Francisco I da França retorna a Milão, e Da Vinci foi designado para fazer a peça central de um leão mecânico para as negociações de paz em Bolonha entre o rei francês e o Papa Leão X, onde provavelmente conheceu o rei.

Em 1516 ficou a serviço de Francisco I como primeiro pintor, engenheiro e arquiteto do Rei. Foi dado a ele o uso do Castelo Clos Lucé, próximo ao Castelo de Amboise, residência do Rei, junto com uma pensão generosa. Da Vinci e o Rei ficaram bons amigos.

Leonardo da Vinci demonstrou ser um gênio igualmente em outras áreas , na militar e na arquitetura.




Máquina voadora de da Vinci (protótipo do nosso helicóptero)

Durante seu período em Milão com Francesco Sforza, ele projetou vários prédios com armas de guerra e reforços. Ele tinha habilidade para arquitectura militar e por isso ficou famoso entre os Sforza.

Entre seus mais formidáveis projetos militares está uma escada para uso numa torre fortificada. O projeto incluía quatro rampas independentes de outras. Assim, os soldados podiam subir e descer de 4 andares sem esbarar em grupos de soldados que iam em direção contrária.
Em 1502, Leonardo projetou um fosso interessante. Ele escondeu uma torre cilíndrica debaixo d'água com um teto levemente inclinado que saía um pouco da superfície da água. Os defensores que estivessem dentro da torre poderiam disparar suas armas através da superfície da água. Feno molhado cobria o teto da torre contra os danos causados pelos disparos.
Leonardo projetou também um castelo com sistema triplo de segurança. Um dos cantos dessa construção tinha duas fortificações: a primeira estendia-se até o canto do forte e a outra estendia-se sobre parte da parede externa.

Outro detalhe incrível é o emprego de modleos de madeira ou barro para estabelcer suas pinturas de forma mais tri-dimensional!

O estudo do planejamento das personagens das obras são um dos marcos do seu percurso artístico, concebidos com uma primazia notável. Baseando-se em esculturas ou modelos de madeira ou barro, cobertos por panejamentos e jóias - algo em voga, para não ter que pagar cortesãs para posarem para si .


São Jerônimo


Um de suas grandes pinturas é São Jerónimo no deserto. No entanto, a obra é apenas um esboço num tema e numa composição pouco usuais na época. São Jerónimo, como penitente, ocupa com a sua figura o centro da pintura, sentado, visto na diagonal linear. Da Vinci serviu-se de um modelo de madeira e pano para conceber a figura do santo, como se fazia na altura.



Dama com arminho



A Santa Ceia

Simplesmente, o homem era um artista em toda a extesão da palavra!

Um comentário: